Saiba mais sobre a autora.  
meu twitter
  Pagina inicial Fale comigo Sobre a autora

Perfil inteligente ajuda na hora de arrumar emprego

v ocê é daquelas pessoas que adora um site de relacionamento, tipo Orkut, MSN...? Então é bom pensar mais no que você anda divulgando por aí. Outro dia, o jornalista e apresentador Zeca Camargo levou para seu programa de domingo uma matéria que falava justamente disso, segundo sua matéria, várias empresas andam "visitando" o perfil dos seus candidatos às vagas de emprego que eles estão oferecendo. Pode parecer que uma pessoa responsável pela contratação, está perdendo tempo vasculhando os sites pessoais dos seus candidatos, mas a verdade é que a web é uma ferramenta que está a disposição de várias pessoas que estão a procura de empregos e outras que estão oferecendo empregos, e ganha mais quem usa essa ferramenta com mais inteligência.
Eu resolvi dar uma olhada em alguns perfis disponibilizados na rede, sério, tem alguns "orkuts" da vida, cujos donos nem se quer se preocupam em escrever certo! Além disso, o conteúdo do perfil é mais de quem quer queimar seu próprio "filme", do que de alguém que queira valorizar sua imagem na rede, são fotos cujos personagens só se apresentam no "frevo", com copos e mais copos de bebida na mão, com legendas cheias de erros, e frases e mais frases que não dizem nada, principalmente se forem lidas por quem pensa em contratar. Claro que eu não tenho nada contra quem bebe, a liberdade existe e cada um curte ela do jeito que quiser, eu apenas não divulgaria algo que me comprometesse. Alguns até tentam colocar algo interessante em seus espaços, copiam aqui e ali e vão colando onde desejam, mas fica evidente o farto uso das teclas "Ctrl+c"e"Ctrl+v", apresentando falta de autenticidade nas informações. Eu selecionei algumas frases do orkut, e veja se você no lugar de patrão contrataria os donos dessas frases. (foram mantidas a formatação e os erros.)

1- "BEBO E NIMGUÉM TEM NADA A VER COM ISSO."

2-"ODEIO ACORDAR CEDO"

3-"MEU NEGOOCIO É SÓ BALADA!!!!!!!!!!!!!

4-"QUERO MATAR QUEM INVENTOU O SERVIÇO"

5-"ODEIO SEGUNDA FEIRA, O MELHOR E NA SEXTA!"

6-"NAUM ME ACORDE ANTES DO MEIO DIA!"

Essas frases revelam a falta de habilidade ou de interesse de alguns brasileiros em lidar com o marketing pessoal, e por isso, perdem a oportunidade de divulgar gratuitamente conteúdos que possam valorizar acima de tudo, a sua existência.Um dos entrevistado do programa foi um bom exemplo de como utilizar essa ferramenta de forma inteligente, antes de sua entrevista para ocupar o cargo em uma determinada empresa, ele acessou a página pessoal da sua entrevistadora. As informações que ele obteve foi importante para formar a postura que ele adotou durante a entrevista, e isso pode ter sido a diferença entre ele e seus concorrentes, já que ele foi contratado. Uma profissional de RH de uma importante empresa admitiu durante a reportagem que, já deu "umas olhadinhas" nos perfis dos concorrentes às vagas disponibilizadas pela sua empresa. Mas segundo ela, essas informações não são determinantes na hora de contratar, claro, emitindo sua opinião em um veículo de comunicação tão poderoso como a televisão, ela fez até demais em admitir que visita as páginas dos seus candidatos, afirmar que isso é fator determinante na contratação, não seria muito arriscado para uma profissional deste gabarito? Eu hein!? Antes de começar a escrever este texto corri e dei uma conferida no meus perfis, só para ter certeza. Está tudo ok com eles, estou mais tranquila agora.

Fontes : Universia

0 comentários:

Postar um comentário